Total de visualizações de página

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Cartografia e Poder 1º ano ensino médio

Os sistemas de projeções cartográficas foram criados para resolver em parte o problema da transferência da imagem curva da Terra para o plano no mapa, através das coordenadas geográficas (paralelos e meridianos). hoje, existem mais de duzentas formas de projeções, no entanto temos algumas que são mais conhecidas e mais utilizadas como as clíndricas, as cônicas, as planas, as equivalentes, as equidistantes e as conformes.
As projeções conformes tem seus ângulos idênticos na esfera e no plano, mas as áreas no mapa ficam deformadas, isto é, próximo ao Equador as distorções são mínimas, mas quanto maior é o afastamento da Linha do Equador maior será a distorção. Pode ser verificado na projeção de Mercator, na qual a Groenlândia aparenta ser maior que a América do Sul, no entanto é oito vezes menor.
Por falar em Mercator - Gerhard Kremer - holandes, construiu o primeiro mapa no sistema de coordenadas geográficas, utilizando a projeção cilíndrica conforme. A época em que ele elaborou o mapa era a das grandes navegações, quando os europeus conquistaram muitos territórios. Por isto,temos uma visão do “eurocentrismo”, ou seja,  a Europa está numa posição privilegiada, no centro, na parte superior do mapa, isto significa que ela já está tendo distorções, isto é, está maior do que na realidade, justificando a expansão colonialista - o poder europeu -. O mapa de Mercator ficou conhecido pelo termo planisfério, o nosso mapa-múndi.

9 comentários:

  1. Super resumo para lição de casa chata do 9ano!
    ps: to no 9ano (supletivo), mas acho que não tem diferença, o assunto é o mesmo! a professora vai achar até eu sou o mais esperto da turma que terminou a lição primeiro! kkkk

    ResponderExcluir
  2. mais no titulo ta ´´cartografia e poder `` e no texto ta falando de projeções cartográficas ta errado ou eu q sou eu q não entendi ?kkkk

    ResponderExcluir