Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pronatec terá financiamento para curso técnico de nível médio, diz Dilma.

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (14) de fevereiro, durante o programa de rádio “Café com a Presidenta”, que o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) estará dentro do novo Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica). O aluno que terminou o ensino médio poderá pegar um financiamento para estudar em escolas técnicas privadas também de nível médio.
O Fies teve mudanças no ano passado, com redução na taxa de juros –agora, de 3,4%– e carências diferentes para determinados cursos, como os de licenciatura. É possível pedir o financiamento em qualquer época do ano.
O governo ainda estuda como financiar o curso técnico para quem está no ensino médio e pretende fazê-lo no turno oposto. A princípio, ele não teria custo para o aluno, ao contrário dos cursos para os já formados.
“O Pronatec será um conjunto de ações voltadas para os estudantes e trabalhadores que querem fazer um curso técnico e que não têm como pagar. Será um programa, tanto de bolsas quanto de financiamento estudantil”, disse Dilma.  O programa deverá ser lançado no final de março.
A presidente afirmou também que o Pronatec vai oferecer, também, formação profissional em cursos com carga horária a partir de 160 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário